Para aumentar o faturamento, é preciso que sua empresa conquiste novos clientes a cada dia. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que sua marca esteja estabelecida no mercado — para que possa ser reconhecida pelos seus clientes e consumidores em potencial. Atualmente, com o Marketing Digital é possível alcançar este objetivo adotando duas estratégias em especial: o tráfego orgânico e tráfego pago.
Contudo, o primeiro passo para tornar o seu negócio reconhecido é estar presente no ambiente digital, seja por meio de um site ou blog corporativo. Para ajudá-lo a entender melhor como crescer o número de visitantes na página da sua empresa, preparamos algumas dicas especiais no post de hoje. Continue a leitura e confira as estratégias que podem ser adotadas para melhorar o tráfego (visitas) do seu site/blog.
O universo corporativo pode ser bastante complexo para muitos pequenos empreendedores. A alta competitividade exige cada vez mais esforços para alcançar posições de destaque em meio a tanta concorrência.
Nesse contexto, é importante destacar que apenas contar com uma estratégia de divulgação nem sempre é o suficiente. Afinal, existem diversos canais digitais de empresas do mesmo segmento oferecendo conteúdos e informações muito próximas ao seu nicho.
Sendo assim, para se destacar de fato é preciso modificar o comportamento da sua empresa diante das novidades tecnológicas disponíveis. Confira, a seguir, os tipos de tráfego mais comum e descubra o que avaliar para definir o modelo que melhor se adequa a realidade do seu negócio.
Uma das principais vantagens do tráfego orgânico é a sua isenção de custos diretos. Nesse formato, os visitantes do seu site ou blog têm nos motores de busca as principais ferramentas de acesso, logo, de geração de tráfego.
Na prática, basta que o usuário digite na barra de pesquisas do Google, por exemplo, alguma palavra-chave que esteja ligada à sua empresa. Caso haja um bom trabalho de otimização para ranqueamento dos seus domínios, é bem provável que o seu negócio apareça nos resultados apresentados.
Por outro lado, grande parte dos cliques gerados de forma orgânica origina-se nos resultados exibidos na primeira página. Dessa forma, não é o suficiente está nas páginas do Google, é preciso que seu negócio esteja entre as primeiras empresas apresentadas.
Para melhorar sua posição (ranqueamento), por sua vez, o Marketing de Conteúdo torna-se uma estratégia de fundamental importância. Afinal, por meio dele é possível gerar valor para o seu público-alvo por meio de conteúdos relevantes e, consequentemente, fica mais fácil encontrar sua empresa nos motores de busca.
De modo geral, para que o seu site ou blog seja indexado pelos principais mecanismos de buscas, é fundamental aplicar técnicas de SEO na produção de conteúdo para sua página na internet.
Isso significa que você deve trabalhar muito bem as palavras-chave que estão intimamente relacionadas com sua área de atuação. Ademais, é preciso pensar no comportamento do seu público-alvo, ou seja, deve-se levar em consideração os interesses de busca da sua persona.
Para isso, existem diversas ferramentas disponíveis gratuitamente na internet, como o Google Trends, Ubersuggest, AnswerThePublic, entre outras.
Vale lembrar, porém, que subir posições no ranqueamento é um trabalho muito complexo e, portanto, exige dedicação total. Afinal, não se trata de uma tarefa que pode ser executada muito rapidamente — já que demanda certa consistência na geração de conteúdos de valor.
Diferente do tráfego orgânico, para atrair visitantes à página do seu site é preciso investir em anúncios pagos. Na prática, você define quais serão as palavras-chave que deseja aplicar em cada anúncio e você pagará apenas pelos cliques que recebeu.
Outra característica importante deste modelo é que, para manter alto o volume de visitas, é indispensável que sempre tenha pelo menos um anúncio ativo. Afinal, os resultados advindos dessa forma de tráfego apenas duram enquanto houver o pagamento por cada clique. Dessa forma, sem o patrocínio desses links, o tráfego voltará a cair.
Para crescer de maneira estável, é preciso que os anúncios estejam de acordo com as mídias em que serão divulgados. As criações destes anúncios, por sua vez, podem ser realizadas em plataformas como o Google AdWords, FacebookAds, YoutubeAds, entre outros.
Só lembrando que investir em mídia paga é uma excelente alternativa para quem deseja promover os conteúdos que foram produzidos em seu blog, por exemplo. Assim, torna-se mais fácil atingir mais pessoas e, em compensação, terá um retorno mais rápido a partir da divulgação do seu site, promoção etc.
Investir em uma estratégia de tráfego para atrair mais visitantes é uma excelente forma de consolidar a sua marca e aumentar sua receita. Seja por meio do tráfego orgânico ou pago, o mais importante é levar em consideração aspectos como:
Nesse contexto, é importante também avaliar as vantagens e desvantagens desses canais de atração de visitas. Afinal, tratam-se de estratégias poderosas e que podem ser extremamente úteis de acordo com suas necessidades.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que para agregar mais resultados, realizar investimentos nos dois tipos de tráfego é ainda mais necessário, afinal, ambos os canais podem se complementar — quando aplicados corretamente.
Agora você já sabe quais são os principais tráfegos disponíveis e as características de cada formato de atração de leads. A partir das informações que disponibilizamos neste artigo, você já pode começar a pensar em uma estratégia para que sua empresa cresça de forma saudável, seja por meio do tráfego orgânico e tráfego pago ou qualquer outra estratégia de Marketing Digital.
E ai, o que achou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas sobre como determinar o melhor tipo de estratégia para direcionar os seus esforços daqui para frente? Então, entre em contato conosco e agende uma conversa com um de nossos especialistas.