Cada vez mais pessoas possuem acesso à internet, à banda larga, além de conexões em seus dispositivos móveis como Tablets e Smartphones. Com um mercado em ascensão, muitas empresas vêem na web uma boa oportunidade de negócios. Contudo, a concorrência nesse ambiente é muito acirrada. Para se destacar no meio dessa competição, é preciso elaborar estratégias de marketing que alcancem seu público de diferentes maneiras.
De um modo bastante simples, o Google Adwords entrega propaganda em um momento em que seu lead está propenso a virar cliente.
Quando você faz uma busca no Google, os primeiros resultados abaixo do formulário de busca são links patrocinados. Eles possuem uma cor de fundo diferente, que os ajuda a se destacar dos demais resultados. Logo abaixo deles, começam os resultados orgânicos da busca.
Esses links patrocinados são campanhas de Google Adwords. Com eles você pode colocar seu negócio na frente dos melhores resultados de busca. Portanto, não importa o tamanho do seu negócio, você pode ganhar muita visibilidade com Adwords.
Como funciona o sistema de leilão de anúncios?
Quando você cria um anúncio no Google Adwords, você precisa definir palavras-chave para ele. Além disso, você também estabelece o quanto deseja pagar por um clique no seu anúncio. Nesse caso, a cobrança não se dá por exibição, mas sim por clique. É o chamado Custo Por Clique (CPC).
Vamos imaginar que o usuário digitou “chinelos de dedo” no Google. Sua loja de calçados está com uma promoção de chinelos e para divulgá-la foi criada uma campanha com essa palavra-chave. Contudo, uma outra loja também está com uma campanha para promover os chinelos. Como o Google decide qual anúncio será exibido?
O Google Adwords se baseia no valor do CPC (custo por clique) do anúncio para definir qual será exibido. É como um leilão: o maior valor vence. Contudo, definir um valor alto só para ter seus anúncios exibidos pode não ser uma boa estratégia. Com um CPC alto, você irá torrar seu orçamento rapidamente, sua campanha acabará em um período curto de tempo e poucos leads serão direcionados para seu site. Para otimizar sua verba é preciso trabalhar muito bem com esses valores.
Seja específico com as palavras-chave para direcionar tráfego de qualidade
Montar uma campanha em Adwords requer muita atenção na escolha das palavras-chave. É preciso escolher as palavras que identificam melhor o seu negócio e definem seu produto. Isso significa ser o mais específico possível. Palavras-chave genéricas não atraem bons leads e podem acabar com seu orçamento em pouco tempo, tornando sua experiência com o Adwords nada rentável, além disso, as palavras genéricas possuem muita concorrência no sistema de leilão do Google, e como são muitos os anunciantes concorrendo pela mesma palavra chave, fazer uma campanha genérica se torna algo caro e com poucos resultados relevantes para seu negócio.
Uma boa estratégia em Adwords irá direcionar um tráfego valioso para seu site, alavancando o seu negócio.