Não é novidade que para destacar o seu negócio e manter-se competitivo é preciso investir na criação e gestão de um site. Empresas que mantém apenas sua estrutura física, sem presença na internet podem ser ignoradas pelos clientes.
Se você já decidiu fugir desta estatística e está pensando em lançar um site ou melhorar a experiência do seu cliente com sua marca online, saiba que o design e a usabilidade do seu site, possuem uma importância estratégica fundamental no seu sucesso.
Para ajudar você a ter uma presença online efetiva e fazer com que seus clientes encontrem facilmente o que buscam em seu site, independente do porte da sua empresa, separamos 7 erros que você não deve cometer no seu site.
Web sites que demoram a carregar a página, possuem conteúdos que travam a tela, muitas imagens, fontes e recursos visuais incompatíveis com o perfil do público-alvo tendem a espantar os visitantes de primeira viagem.
Quando não se conhece as boas práticas do design e opta-se pela escolha de templates gratuitos disponíveis na web, você pode cometer todos estes erros em maior ou menor grau, inclusive, não implantando um design responsivo para facilitar visualização e interação através de dispositivos móveis.
Nada mais decepcionante para o cliente do que localizar um site, seja de forma orgânica, ou através de links patrocinados, e perceber que a informação que te guiou até lá está desatualizada. Sites sem atualização, mesmo que recebam fluxo de visitantes, acabam denegrindo a imagem da empresa ou da marca, pois não passam credibilidade.
Ninguém gosta de ser interrompido por banners e pop up’s, aquelas janelinhas inconvenientes que bloqueiam sua visão enquanto está vendo o que realmente lhe interessa. Embora pareça óbvio, ainda tem muitos sites cometendo estes erros.
Uma página mal configurada, feita por alguém que não domina técnicas de programação e entenda de design para web, pode afastar seus clientes instantaneamente. Se a disposição do conteúdo estiver errada, links não funcionarem ou direcionarem para páginas erradas, isto, sem dúvidas, fará com que ele não volte mais, por isto, procurar a ajuda de um profissional é fundamental.
A presença de vídeos e áudios que carregam automaticamente em uma página, sem a solicitação do internauta podem não somente assustar, mas também espantá-lo, por isto, a menos que este tipo de conteúdo esteja extremamente ligado ao seu público e produto, não inclua em seu site.
Embora a inclusão de formulários em sites seja uma ótima forma de prospectar clientes e formar cadastro para campanhas de e-mail marketing, tornar o preenchimento obrigatório para prosseguir navegando será um desastre para sua estratégia online, pois muitas pessoas ainda tem receio em incluir seus dados em formulários na internet.
Para se diferenciar da concorrência, é preciso passar sempre a impressão de profissionalismo e conhecimento. Quando seu site está atualizado, mas com notícias irrelevantes, com conteúdo de baixa qualidade e um visual amador, mesmo que você tenha um serviço, produto e atendimento impecáveis, passará a informação contrária. Tome muito cuidado.
Fuja destes erros e tenha um site mais agradável para seus clientes e deixe de perder clientes. Sempre que possível contrate um profissional para desenvolver ou atualizar o layout do seu site.