Atualmente, com a popularização da internet, aproximar-se do seu público através das mídias digitais se tornou uma estratégia essencial. Para alcançar bons resultados em seu negócio, no entanto, é preciso adotar uma série de estratégias de atração de pessoas. Nesse contexto, entender o que é tráfego orgânico e a importância desse sistema para consolidação da sua marca na internet são práticas cruciais.
Afinal, é possível estimular novas visitas para o seu site sem investir dinheiro em anúncios pagos. Ficou interessado neste assunto e deseja compreender melhor sobre porque muitas empresas estão investindo em tráfego orgânico? Então, continue a leitura e confira como ele pode beneficiar sua pequena empresa.
De modo geral, o tráfego representa o volume de visitas que são originadas em um canal digital, seja ele as redes sociais, site ou blog da sua empresa. Na prática, o termo “orgânico” se refere aos visitantes que são atraídos de maneira espontânea.
Em outras palavras, a atração do público se dá de modo natural, sem o investimento em anúncios pagos. O principal canal de geração desse tipo de tráfego passa diretamente pelos principais motores de busca como o Google, o Yahoo! e oBing.
Por outro lado, é importante destacar que investir nessa estratégia envolve sim alguns custos, já que é fundamental produzir conteúdo relevantes — e até começar a atrair visitas leva algum tempo.
Apesar disso, o tráfego pago continua sendo extremamente importante, afinal, você colherá frutos por muito tempo, sobretudo porque o dinheiro investido em marketing de conteúdo pode trazer resultados significativos de maneira constante e progressiva.
Em contrapartida, o dinheiro aplicado em anúncios pagos tem duração limitada apenas ao período em que você continuar pagando por ele.
Nos tópicos anteriores você aprendeu o que é o tráfego orgânico e porque muitas empresas utilizam essa estratégia para criar oportunidades de negócio. Portanto, agora chegou a hora de descobrir por que apostar nesse método.
Confira, a seguir, como sua empresa pode se beneficiar.
Quando comparamos o custo de uma estratégia de marketing digital, como o tráfego, o formato orgânico ajuda a reduzir as despesas, já que não é necessário investir na compra de anúncios.
Dessa forma, sua margem de lucro sobre as vendas realizadas será maior. Na prática, é possível observar um maior custo-benefício de maneira clara, já que o tráfego orgânico é incontestavelmente mais barato.
Como já explicamos, os anúncios param de produzir resultados positivos quando o seu investimento é encerrado. Portanto, não se trata de um negócio escalável, já que não oferece a possibilidade de crescer adequadamente, expandindo os horizontes da sua empresa.
Sendo assim, no momento em que parar de investir em anúncios, o tráfego vai diminuir. Dessa forma, o custo por aquisição de visitantes pode inviabilizar o seu negócio. Em contrapartida, este problema não ocorre no tráfego orgânico, afinal, quanto maior o volume de visitas, menor será sua despesa por lead qualificado.
Uma das principais desvantagens do tráfego pago é oferecer uma venda para consumidores que não estão preparados ou interessados na compra imediata. Isso ocorre porque o motor de busca avisa quando um anúncio é patrocinado.
Sendo assim, o visitante já sabe que existe algo à venda, o que acaba por reduzir o interesse e confiança nas informações que foram ali apresentadas. Por outro lado, preparar o consumidor em sua jornada de compra é uma ação genuína dos resultados orgânicos. Logo, a sua credibilidade é consideravelmente maior desde o primeiro contato com a marca.
Construir um relacionamento de proximidade com o seu público é um passo indispensável para quem deseja ter melhores resultados. Em contrapartida, o tráfego pago não deve ser ignorado, embora seja uma estratégia mais eficiente para vender imediatamente.
Nesse contexto, o tráfego orgânico se torna uma opção mais interessante, já que oferece a possibilidade de conquistar a confiança dos visitantes, reduzir os custos de aquisição de clientes e acompanhar toda a jornada de compra.
Agora que você conhece os principais detalhes e vantagens do tráfego orgânico e tem certeza de que aplicar esse método em seu negócio será um excelente investimento, chegou a hora de conferir como atrair mais visitas de maneira orgânica.
Confira, a seguir, quais estratégias colocar em prática para atingir o seu objetivo.
No meio digital, a principal forma para engajar com o seu público-alvo e aumentar o volume de vendas da sua empresa — e clientes em potencial — se dá por meio da criação de conteúdos valiosos.
Além de aumentar o número de acessos ao seu site, ele fomenta o envolvimento com sua marca, ajuda a educar o mercado, reduz o custo de aquisição de clientes, gera vendas e uma série de outros benefícios.
Sendo assim, para atrair visitantes qualificados sem a necessidade imediata de investir em links patrocinados, é fundamental entender como funciona o Marketing de Conteúdo e o que fazer para aplicá-lo de maneira proveitosa.
Para alcançar a tão sonhada primeira colocação nos resultados orgânicos de buscadores como o Google, é indispensável entender o conceito de SEO. De modo geral, ele nada mais é do que o processo de otimização para estes mecanismos de busca.
Por meio de suas boas práticas, é possível otimizar sites, blogs e demais páginas na internet para ter o seu negócio encontrado de maneira orgânica. Portanto, assim como o Marketing de Conteúdo, requer extrema dedicação e trabalho — já que dependendo da configuração do seu site, poderá ser necessário a mudança de alguns aspectos.
Embora seja um esforço significativo, investir em um bom projeto de SEO pode valer muito a pena. Afinal, um site bem organizado é visto com bons olhos pelo Google e se torna um excelente concorrente à geração de tráfego orgânico.
Entender o que é tráfego orgânico é o primeiro passo para quem deseja se destacar nas plataformas digitais. Investir nessa estratégia, por sua vez, demandará certo tempo, consistência e muita pesquisa para produção de conteúdos relevantes e de valor. Por isso, como você pode perceber, é um esforço que realmente vale a pena, pois apresenta resultados incríveis, que são escaláveis e duradouros.
O que achou das dicas e informações que apresentamos neste texto? Agora que você já sabe os principais detalhes sobre aumentar o volume de visitas em seu site, basta colocar em prática nossas recomendações. Mas, se quer descobrir mais sobre como dominar o Google, entre em contato conosco e confira como podemos ajudá-lo nessa incrível jornada!
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