Os fatores que levam um site ao sucesso na internet, não é ocasional, é necessário muito trabalho e dedicação para atrair tráfego para um site e gerar leads. Este tráfego é proveniente de duas formas: Bom conteúdo e boa divulgação.
Um outro fator de sucesso, mas não tão relevante, é ter um bom site, digo um bom site aquele que possui um layout agradável e que envolva o usuário e facilite a leitura.
O layout do site precisa se comunicar com o seu público, não adianta ter um site todo preto e vermelho se o objetivo é falar com fãs do Justin Bieber, ou então, sobre saúde, não casa. Quando eu digo “não tão relevante assim” quero dizer que se um determinado site possui um bom conteúdo, o layout não será tão relevante. Você não precisará gastar esforços e recursos para iniciar um bom site, digo isso pois conheço muitos sites de sucesso que possuem um layout que qualquer outra pessoa poderia fazer.
Quando você gera conteúdo de qualidade há duas maneiras orgânicas de obter tráfego, a primeira é pelo bom posicionamento nas ferramentas de busca e a outra é pela divulgação espontânea de seus leitores. Em ambos os casos, você não gastará nada para isso, apenas terá o trabalho de gerar conteúdo de qualidade, e isso vem da sua cabeça e da sua disposição em gerar algo realmente relevante.
A outra maneira de gerar tráfego em seu site é pela publicidade, como por exemplo, o Adwords ou anúncios em outros sites. São métodos que geram resultados no curto prazo e atraem um alto fluxo de visitas durante o período da campanha, principalmente na fase inicial, porém ao sessar a publicidade a visita de novos usuários também irá parar e alguns dos usuários que foram abordados pela publicidade poderão torna-se recorrentes e retornar ao seu site por mais vezes.
Para fazer com que estes usuários retornem, algumas estratégias básicas são bem vindas, como por exemplo o cadastro de e-mail para receber newsletter, link do RSS e a divulgação do Facebook e Twitter de seu site ou empresa.
Entenda também que a quantidade de visitas do seu blog ou site, será um reflexo do mercado no qual o mesmo está posicionado. Há dois tipos de sites, o amplo e o concentrado. Por exemplo, um site de notícias em geral é um site amplo, pois aborda diversos temas, seja de saúde, carros, economia etc. Um site sobre vinhos atingirá uma parcela da sociedade que se interessa por este assunto, sendo assim a quantidade de usuários que irão visitar seu site será bem menor do que um site de notícias.
Entenda também o que o seu público está interessado em ler, mantenha-se informado e disponibilize informações realmente atuais, de nada adianta você compartilhar notícias velhas ou que não são interessantes. Vale também atentar-se ao tipo de leitura que seu público está acostumado, por exemplo, um site voltado a médicos terá termos muito mais formais e técnicos do que um site como este, que fala sobre marketing, internet e redes sociais.
Avalie periodicamente os resultados do seu site, como visitas, taxa de rejeição, comentários e o que estão falando de você nas redes sociais, será um bom termômetro.
Acho que estas são as dicas básicas que você poderá facilmente por em prática e espero que tenham sido úteis.