Guia definitivo de Google Ads 2023

As pessoas que estão pensando em fazer investimentos em anúncios da Google Ads em 2023 precisam, antes de qualquer coisa, conhecer muito bem a respeito dessa plataforma.

A melhor coisa é usar o seu dinheiro da forma certa, no lugar correto, para fazer com que ele traga os retornos esperados em relação às campanhas de anúncios para o seu negócio.

O Google, para que você possa ter uma melhor noção de quantas pessoas ele alcança e quanto pode ser o seu retorno, tem mais de 250 milhões de visitantes (contando apenas visitas únicas) e quase 5 bilhões de interações todos os dias.

A plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, foi lançada após dois anos que o maior e mais popular site de buscas do mundo foi criado.

Essa plataforma entrou no mercado no ano de 2000 e chamava-se, à época, Google Adwords, mas desde 2018 atende pelo novo nome, após uma reformulação da marca.

Os anúncios do Google já foram vistos em algum momento por você, afinal, eles estão presentes sempre na plataforma e é muito provável que já tenha feito alguma pesquisa dentro dela.

Isso mostra como o Google tem um alcance enorme e quanto mais fortes forem as campanhas que você fizer, bem quanto mais focadas elas forem, melhores serão os resultados das suas campanhas de anúncios pagos.

Um maior número de cliques traz uma probabilidade maior de que você consiga obter mais clientes novos, logo, o retorno sobre o investimento será muito amplo e os resultados melhores.

Mas afinal, o que é o Google Ads e como é que ele funciona?

O objetivo deste E-Book é justamente mostrar tudo sobre a plataforma de anúncios do Google, para que você possa aprender mais sobre ela e então consiga criar campanhas de maior valor e qualidade para o seu público.

Continue conosco para entender de uma vez por todas o Google Ads 2023. Boa leitura!

Índice
  1. O que é o Google Ads?
  2. Saiba mais sobre se o Google Ads funciona
  3. Por que vale a pena anunciar no Google?
  4. Quais são as práticas recomendadas dentro do Google Ads?
    1. Faça uso de um modelo de planejamento Pay Per Click
    2. Evite fazer uso de termos amplos para as palavras-chave
    3. Não faça a publicação de anúncios que sejam irrelevantes
    4. Melhorar o Índice de Qualidade ou QS
    5. Otimizar a página de destino do seu anúncio
  5. Saiba quais os termos do Google Ads que você precisa conhecer
    1. AdRank
    2. Tipo de campanha
    3. Licitação
    4. Taxa de conversão (ou CVR)
    5. Taxa de cliques (ou CTR)
    6. Rede de Display
    7. Palavras-chave
    8. Extensões
    9. PPC ou Pay Per Click
    10. Índice de qualidade (ou QS)
  6. Como é que funciona o Google Ads na prática?
    1. O AdRank e o Índice de qualidade
    2. Qual a localização do seu anúncio?
    3. Palavras-chave
    4. Os tipos de correspondência
    5. Título e descrição
    6. As extensões do anúncio importam
    7. Retargeting do Google Ads
  7. Quais são os tipos de campanhas no Google Ads?
    1. Campanhas de Anúncios de Pesquisa
    2. Campanhas de anúncios gráficos
    3. Campanhas de anúncios em vídeo
    4. Campanhas de anúncios para apps
    5. Campanhas de anúncios do Google Shopping
  8. Como fazer para usar e criar anúncios no Google
    1. Você precisa vincular sua conta do Google Ads ao Google Analytics
    2. Você deve adicionar os códigos UTM
    3. Você deve configurar o rastreamento de conversão
    4. Você poderá integrar o Google Ads com o seu CRM
  9. Conclusão

O que é o Google Ads?

O Google Ads trata-se de uma plataforma de anúncios pagos que enquadra-se dentro da categoria conhecida como PPC ou Pay Per Click, que é aquela na qual você, que está anunciando, irá pagar por cada clique que for dado por um visitante em seu anúncio.

Essa plataforma, portanto, permite que você possa fazer publicidade de forma paga com maior eficiência e direcionar melhor um tráfego qualificado, que nada mais é do que um grupo de clientes adequados para os quais a sua empresa irá criar esses anúncios.

Os anúncios irão mostrar a eles os produtos ou serviços da sua empresa que mais estão de acordo com aquilo que essas pessoas procuram como solução para os problemas que possuem.

O uso do Google Ads permite então que você consiga aumentar muito todos os tipos de interações de potenciais clientes, como:

  • Aumentar a quantidade de tráfego qualificado para o seu site
  • Aumentar a quantidade de visitas feitas à sua loja
  • Aumentar o número de ligações recebidas

Você vai poder, através dessa plataforma de anúncios pagos, criar e compartilhar anúncios oportunos, tanto através de computadores quanto dos dispositivos móveis, diretamente com o seu público-alvo.

Dessa forma, a sua empresa vai aparecer dentro da página de resultados do buscador ou mecanismo de pesquisa (conhecido como SERP) assim que seus clientes ideais fizerem pesquisas via Pesquisa Google ou ainda no Google Maps, procurando pelos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Os anúncios pagos que você criar, portanto, irão atingir o seu público-alvo sempre que fizerem sentido que essas pessoas encontrem o seu anúncio.

Além dos resultados da pesquisa Google, os seus anúncios pagos poderão ainda ser exibidos em outros canais, como é o caso da Rede de Display do Google e do YouTube, por exemplo.

O Google Ads é uma plataforma excelente também porque ajuda quem cria anúncios dentro dela a fazer uma análise e melhorar esses anúncios com o tempo, de modo que seja possível alcançar um número maior de pessoas, o que permitirá que você consiga atingir as metas estabelecidas para sua campanha paga.

Não importa também qual seja o tamanho do seu negócio ou ainda os recursos que você tenha disponível, é possível estar personalizando os seus anúncios pagos de acordo com o orçamento que tenha em mãos.

O Google Ads lhe dá também a oportunidade de que você não ultrapasse o seu orçamento mensal, evitando assim gastos com os quais não possa arcar.

Ele pode fazer isso pausando ou interrompendo os gastos que você está tendo com publicidade de maneira rápida e em qualquer momento que achar necessário.

Após entender um pouco mais sobre o que é o Google Ads, vem um outro questionamento: será que essa ferramenta é eficaz de verdade?

Há alguns números que irão ajudar você a entender melhor sobre o funcionamento do Google Ads na prática:

  • A taxa de cliques dentro dessa plataforma é de praticamente 8%
  • Mais de 40% dos usuários compram alguma coisa que viram por meio de um anúncio do YouTube
  • Os anúncios pagos dentro do Google recebem em torno de 65% dos cliques daqueles usuários que já estão prontos para realizar uma compra
  • Os anúncios gráficos do Google Ads geram em torno de 180 milhões de impressões mensais

Saiba mais sobre se o Google Ads funciona

Aqui vamos responder de forma mais direta a esse questionamento tão comum da maioria dos interessados em utilizar essa plataforma de anúncios pagos: o Google Ads funciona sim.

Ele permite que se crie campanhas de anúncios que trazem resultados reais, desde que você conte também com um fluxo de leads qualificados e otimizados.

É possível criar uma ótima campanha de marketing com alto ROI se você planejar-se bem e tiver pessoas que sabe que estão dispostas a realizar uma compra de produto ou serviço oferecido pelo seu negócio.

Por que vale a pena anunciar no Google?

Se você tem dúvidas ainda sobre se vale a pena ou não criar anúncios dentro do Google Ads, é importante entender aqui como é vantajosa essa decisão.

O Google é hoje o buscador mais utilizado de toda a internet e apenas de pesquisas diárias realizadas dentro dele são mais do que 5 bilhões, um número bastante expressivo, não é verdade?

Com a plataforma Google Ads, você consegue fazer com que o seu anúncio apareça nos primeiros resultados de cada pesquisa que for feita no Google.

Portanto, ele coloca seu negócio entre as primeiras opções disponíveis para o usuário que está realizando a pesquisa clicar, o que gera uma taxa de clique altíssimas e otimiza as suas conversões.

O Google Ads é uma plataforma com mais de duas décadas de existência, então isso dá a ela uma enorme experiência dentro do mercado da publicidade paga.

Como todas as pessoas utilizam o Google para fazer pesquisas e obter respostas, seja via anúncios ou ainda clicando nos resultados orgânicos, isso deixa muito claro como os resultados são incríveis para qualquer negócio que anuncie dentro da sua plataforma de publicidade.

Além disso, dados do próprio Google informam que cada anunciante ganha em torno de U$ 8 por cada U$ 1 que investe em anúncios no Ads.

Os dados acima deixam muito claro sobre o porquê de valer tanto a pena criar campanhas de anúncios pagos dentro do Google Ads, ao invés de optar por qualquer outra plataforma.

Há ainda alguma dúvida sobre se você deve ou não investir no Ads?

Aqui vai um motivo que vai fazer você perceber o quão tem a ganhar com a plataforma: todos os seus concorrentes, nesse momento, estão fazendo uso do Google Ads e podem estar ganhando um destaque enorme no mercado, enquanto a sua marca vai ficando para trás.

Acredite nisso: centena de milhares de negócios, diariamente, fazendo anúncios no Ads para promover seus produtos ou serviços, logo, ainda que você esteja bem classificado organicamente para um ou mais termos de pesquisa, os resultados obtidos vão ser empurrados para baixo cada vez mais.

No caso de ainda não estar fazendo uso de uma estratégia de anúncio pago Pay Per Click, para que possa anunciar os seus produtos ou serviços, não há importância, é possível começar a partir de agora.

Não há como escolher outra plataforma para fazer anúncios que trarão resultados tão incríveis, isso deve estar bem claro para que a sua estratégia de publicidade paga seja a melhor possível.

Quais são as práticas recomendadas dentro do Google Ads?

Um ponto importante que precisa ser comentado a respeito do Google Ads é sobre quais as práticas recomendadas para que se possa obter bons resultados dentro da plataforma.

Muitas pessoas e empresas até tentam anunciar no Ads, mas acabam não tendo sucesso e desistem com o tempo, mas desde que se faça tudo da forma certa, sem cometer os equívocos comuns, é possível ter um ótimo desempenho em suas campanhas de publicidade.

Nos próximos tópicos, iremos mostrar para você quais são as práticas recomendadas para que possa obter o sucesso desejado com as campanhas criadas na plataforma.

Veja!

Faça uso de um modelo de planejamento Pay Per Click

A primeira prática que vai fazer a diferença para as campanhas que você irá criar dentro do Google Ads é: faça uso de um modelo de planejamento PPC.

Utilizando um modelo desse planejamento PPC, principalmente sendo ele do próprio Google, vai ser possível entender como é que os seus anúncios irão aparecer online.

Além disso, ainda será possível que você veja uma contagem dos seus personagens e fazer a gestão das suas campanhas em apenas um único lugar.

 

 

Evite fazer uso de termos amplos para as palavras-chave

No momento de escolher quais palavras-chave irá utilizar em suas campanhas pagas, é essencial ter a certeza de que irá optar por aquelas que são certas.

A dica é que você faça os testes antes e realize os ajustes que achar necessário para que a sua estratégia possa sair o mais próximo daquilo que deseja.

Quando as pessoas fazem uso de palavras-chave amplas, o que acontece é que o seu anúncio pago acabará sendo direcionado para um público errado, fazendo com que ele tenha muito menos cliques e gere um gasto bem maior com a publicidade.

O que vai acontecer quando você faz um bom planejamento é a possibilidade de rever aquilo que está ou não funcionando, portanto, quais são as palavras-chave que estão conseguindo gerar cliques.

A partir daí, vai ser possível ajustá-las para que elas correspondam melhor aos seus anúncios e ao seu público-alvo.

É normal que as pessoas não acertem a combinação entre palavra-chave e público-alvo logo de primeira, mas ir adicionando novas palavras, fazendo testes, ajustando-as e removendo elas, será possível encontrar aquilo que se espera para obter ótimos retornos.

Não faça a publicação de anúncios que sejam irrelevantes

A terceira prática recomendada dentro do Google Ads é nunca fazer anúncios que sejam irrelevantes para o seu público-alvo.

Você precisa sempre ter em mente que no caso do anúncio que criou não corresponder diretamente à intenção daquela pessoa que fez a pesquisa, isso vai gerar uma taxa de cliques que será insuficiente.

Essa taxa insuficiente, portanto, não vai justificar o investimento que você está fazendo com a publicidade, já que não trará o retorno esperado.

O título criado e o texto que você irá desenvolver para o seu anúncio devem corresponder exatamente àquelas palavras-chave com as quais está trabalhando e pelas quais irá pagar.

Além disso, é essencial que o seu anúncio passe para o seu público de que aquilo que está sendo ali mostrado é a solução ao problema que um determinado usuário esteja enfrentando naquele momento.

A combinação entre título, texto e solução certa oferecida ao problema do seu potencial cliente é uma combinação que vai trazer os resultados planejados, e muitas vezes está a apenas alguns ajustes simples para se obtê-los.

Você vai poder usar o Google Ads para criar diversos anúncios a cada campanha desenvolvida, de modo que possa treinar qual é o anúncio que irá funcionar da melhor forma junto ao seu público.

Melhorar o Índice de Qualidade ou QS

O Índice de Qualidade ou QS trata-se da maneira como o próprio Google determina a forma como o seu anúncio deverá ser qualificado.

Quanto maior for a classificação dele, então maiores também vão ser a colocações dos seus anúncios, o que será essencial para os bons resultados a serem obtidos.

Por outro lado, no caso do seu anúncio ter um índice de qualidade baixo, menos atenção haverá para ele e, logo, as chances de conversão vão ser bem menores.

Portanto, essa é uma prática a qual você precisa ter muita atenção para que possa sempre melhorar o seu QS, de modo que seus anúncios tenham resultados mais positivos.

Otimizar a página de destino do seu anúncio

Muitos empreendedores investem em anúncios pagos, mas depois acreditam que não precisam fazer mais nada, o que não é verdade.

Os esforços que você aplica jamais devem parar com a criação do seu anúncio, pelo contrário, a experiência que terá o seu usuário depois do clique deve ter tanta atenção sua quanto o momento de anunciar.

Você precisa pensar: o que é que o seu usuário irá ver após clicar no seu anúncio?

A sua página de destino deverá ser otimizada para garantir um maior número de conversões, portanto, ela tem as mesmas keywords que o seu anúncio?

A página de direcionamento solucionar o problema que o usuário tem ou ajuda a responder às perguntas que ele possui sobre o assunto?

É muito importante que o seu usuário tenha uma transação agradável e perfeita da sua página de anúncios para o momento da conversão.

Saiba quais os termos do Google Ads que você precisa conhecer

Agora é o momento de você conhecer os termos mais importantes do Google Ads que todo mundo que quer criar anúncios na plataforma deve saber.

Os termos são bastante utilizados no Ads e vão auxiliar você a conseguir configurar, fazer uma boa gestão e a otimização desses anúncios na plataforma.

Há alguns dos termos que mostraremos aqui que são bem específicos da própria plataforma Google Ads, enquanto que há outros que estão mais relacionados às campanhas de PPC, em geral.

Seja como for, você precisa saber bem a respeito deles para que possa assim criar uma campanha publicitária que seja mais eficaz.

Vamos lá!

AdRank

Você já ouviu falar sobre esse termo? Caso ainda não o conheça, saiba que ele é essencial para a criação de qualquer campanha de publicidade paga.

Esse termo significa o posicionamento que o seu anúncio terá no Google Ads e quanto maior for o valor do AdRank, melhor vai ser a classificação do seu anúncio e mais atenção os usuários darão a ele, além de uma maior probabilidade de que os mesmos venham a clicar nesse anúncio.

Mas o que é que determina qual vai ser o valor do AdRank?

Ele será determinado pelo lance máximo que você vai dar multiplicado pelo valor do Índice de Qualidade do seu anúncio.

Tipo de campanha

Um segundo termo bastante comum que você precisa conhecer para fazer uma boa campanha paga dentro do Google Ads é “tipo de campanha”.

Isso porque você vai precisar selecionar uma das 3 opções de tipos de campanha: a de pesquisa, a de display ou ainda a de vídeo.

E o que é cada um deles?

Os anúncios de pesquisa tratam-se daqueles anúncios de texto que são exibidos sempre entre os resultados da pesquisa feita pelo usuário em uma das páginas de resultados do próprio Google.

Por outro lado, os anúncios gráficos tratam-se daqueles que são formados por imagens, em geral, e que são exibidos diretamente nas páginas da Web dentro da Rede de Display que o Google possui.

Por último, os anúncios em vídeo tratam-se daqueles que possuem de 6 até 15 segundos, aparecendo dentro do YouTube.

 

Licitação

A plataforma do Google Ads trabalha baseada no sistema de lances, portanto, você como um anunciante irá selecionar qual vai ser o valor do lance máximo que quer pagar pelo clique de um usuário no seu anúncio.

Quanto maior for o lance que você der para o clique, então melhor vai ser o posicionamento do seu anúncio, sendo que existem 3 opções de lances entre os quais escolher: CPM, CPE ou o CPC.

Eles significam:

 

  • CPM é a sigla de Custo por Mil, que é o valor que você irá pagar a cada mil impressões que o seu anúncio tiver, o que significa que esse valor será pago sempre que o anúncio criado por exibido para mil pessoas
  • CPE é a sigla para Custo por Engajamento, o valor que você irá pagar sempre que alguém realizar uma ação que foi predeterminada em seus anúncios
  • CPC ou Custo Por Clique é um valor que você irá pagar a cada clique que for dado em seu anúncio pelos usuários

Taxa de conversão (ou CVR)

Um dos termos de maior importância dentro do Google Ads é a Taxa de Conversão ou CVR, assim como a taxa de cliques ou CTR.

O CVR trata-se de uma medida dos envios de formulários como sendo uma proporção do total de visitas feitas à sua página de destino pelos usuários.

De maneira mais simples, uma taxa de conversão alta significa que a página de destino escolhida por você apresenta uma excelente experiência de usuário, correspondendo exatamente àquela promessa que foi feita no anúncio.

Taxa de cliques (ou CTR)

Como dito anteriormente, dois dos termos mais importantes dentro do Google Ads são a taxa de conversão e a taxa de cliques.

A taxa de cliques, ou CTR, nada mais é do que o número de cliques obtidos em um determinado anúncio, sendo uma proporção da quantidade de número de views ou visualizações que o mesmo obtém.

Quando você tem uma taxa de cliques alta, isso significa o seu anúncio é de qualidade e que corresponde exatamente à intenção de pesquisa do seu usuário, bem como que ele está segmentando as palavras-chave mais relevantes.

Rede de Display

Conhecer o termo rede de display também irá fazer uma enorme diferença em relação aos anúncios criados dentro do Google Ads.

Esses anúncios criados poderão ser tanto dentro das páginas de resultados de uma pesquisa no Google quanto em uma página da web localizada na rede de Display do Google, conhecida como GDN.

A GDN nada mais é do que uma rede de sites que serve com a finalidade permitir um maior espaço nas páginas webs para a plataforma de anúncios do Google.

Os anúncios criados para a rede de display podem ser tanto criados com base em textos quanto serem anúncios gráficos, sendo que eles vão ser exibidos em conjunto com os conteúdos mais relevantes para aquelas palavras-chave alvo.

Entre as opções mais populares ou relevantes dos anúncios gráficos estão as campanhas de aplicativos e o Google Shopping, que consegue trazer conversões excelentes.

 

 

Palavras-chave

Não há como ter um guia definitivo de Google Ads 2023 sem falar sobre as palavras-chave, um dos termos mais essenciais dessa plataforma.

Sempre que um usuário que faz uma busca no Google digita um determinado termo dentro do campo de pesquisa dele, o mesmo irá retornar com uma enorme quantidade de resultados relacionadas com aquela intenção de quem está pesquisando.

As palavras-chave, portanto, nada mais são do que palavras ou que frases que alinham-se com aquilo que um usuário quer pesquisar e que o irá satisfazer durante sua busca ou consulta.

Você deverá selecionar quais palavras-chave pretende usar tendo como base as consultas que quer exibir com seu anúncio ao lado.

Se você define que quer o seu anúncio aparecendo junto com os resultados de uma pesquisa sobre “melhores suplementos para emagrecer”, então a palavra-chave poderá ser “melhores suplementos”, “suplementos” ou ainda “suplementos para emagrecer”.

Por outro lado, é importante também estar atento às palavras-chave negativas, que tratam-se de uma lista de termos com várias palavras-chave que você não quer classificar.

Dessa forma, ao definir as palavras-chave negativas, o Google vai tirar você de todos os lances relacionados com essas keywords, sendo elas, em geral, aquelas que relacionam-se apenas de forma indireta com os termos de pesquisa definidos.

Extensões

As extensões pertencentes a um anúncio permitem que o anunciante, no caso você, possa complementar o seu utilizando informações adicionais, sem que haja qualquer tipo de custo adicional.

As extensões de anúncios do Google Ads podem enquadrar-se dentro de uma dessas cinco categorias, que são:

  • Chamada
  • Aplicativo
  • Sitelink
  • Oferta
  • Local

PPC ou Pay Per Click

Nós já tratamos sobre o PPC ou Pay Per Click aqui, mas caso você ainda tenha dúvidas, esse trata-se de um tipo de publicidade no qual o anunciante irá pagar por cada clique que receber em seu anúncio.

Além disso, o PPC não trata-se de algo específico do próprio Google Ads, e sim um dos tipos mais populares de campanhas de anúncios pagos.

Você deve entender tudo sobre o PPC antes de realizar o lançamento da sua primeira campanha paga dentro do Google Ads, garantindo os melhores resultados possíveis.

Índice de qualidade (ou QS)

O Índice de Qualidade é um termo sobre o qual já tratamos anteriormente também, mas é preciso falar sobre ele aqui.

O QS nada mais é do que uma forma de medir qual a qualidade que tem o seu anúncio, baseado em fatores como:

  • A relevância das palavras-chave utilizadas
  • A taxa de cliques
  • O desempenho anterior com o SERP
  • A qualidade da página de destino escolhida por você

O QS é muito importante como um fator bastante determinante para o valor do seu AdRank.

Como é que funciona o Google Ads na prática?

Não basta apenas conhecer o que é o Google Ads e entender sobre os termos mais comuns utilizados dentro dessa plataforma.

O Google Ads, como ficou bem claro, é responsável por exibir os seus anúncios para os seus clientes em potencial ou seus clientes atuais que possuem interesses em seus produtos ou serviços oferecidos.

Na plataforma, os anunciantes irão licitar os termos em pesquisas, ou seja, as palavras-chave, de modo que quem vence a licitação ou lance vai ser colocado no topo das primeiras páginas:

  • De resultados
  • De vídeos do YouTube
  • De sites relevantes

 

Tudo irá depender de qual será a campanha publicitária que você irá escolher, portanto, é importante ficar atento também no momento de definir qual será a sua.

Há diversos fatores que são responsáveis por afetar diretamente a capacidade de criação de anúncios dentro do Google Ads de maneira eficaz e para que se possa ter um alto desempenho.

Acompanhe nos próximos tópicos quais são eles!

O AdRank e o Índice de qualidade

O AdRak é o que irá, como dito anteriormente, determinar qual vai ser o seu posicionamento, e o índice de qualidade, ou QS, é um dos fatores que irá determinar o valor do seu AdRank, conjuntamente com o valor do seu lance.

O índice de qualidade sempre baseia-se em qual a qualidade e a relevância do anúncio que você criou, e o próprio Google faz a medição disso por meio da quantidade de pessoas que clicam no anúncio sempre que ele é exibido, portanto, qual o CTR ou a taxa de clique dele.

Para que a sua taxa de clique seja alta, há três fatores a serem considerados:

  • Qual a relevância das palavras-chave escolhidas
  • Se o seu texto de anúncio e seu CTA entregam aquilo que o usuário deseja baseado na pesquisa feita por ele
  • Qual a experiência do usuário naquela que é a página de destino

Qual a localização do seu anúncio?

Na hora de fazer a configuração do seu anúncio no Google Ads pela primeira vez, será obrigatório escolher uma área geográfica para o anúncio ser exibido.

Portanto, a localização deve ser definida baseada com onde o seu negócio mais atua e tem mais clientes.

A localização vai ter um papel mais do que fundamental no seu posicionamento no Google, portanto, é essencial estar atento a ela.

Palavras-chave

As palavras-chave são extremamente importantes para os anúncios pagos, tanto quanto uma busca feita de forma orgânica.

Essas palavras-chave que você irá utilizar precisam corresponder exatamente à qual a intenção do seu pesquisador, visto que o Google irá corresponder esses anúncios criado com as consultas da pesquisa feita com base naquelas palavras-chave selecionadas.

Você então deverá escolher um conjunto pequeno de palavras-chave sempre que criar uma nova campanha e então o Google vai exibir o seu anúncio tendo como base as seleções feitas.

Os tipos de correspondência

Em relação aos tipos de correspondência em uma campanha de anúncios pagos, ele oferece um pouco mais de espaço de manobra em relação às seleções das palavras-chave.

Isso porque eles informam diretamente ao Google no caso de você desejar corresponder a uma consulta de pesquisa específica ou ainda se o anúncio deverá ser exibido para qualquer pessoa que realize uma pesquise que seja semi-relacionada à principal.

Os tipos de correspondência existentes são quatro:

 

  • Correspondência ampla: trata-se da configuração padrão que faz uso de qualquer palavra dentro da frase de palavra-chave, não importa a ordem
  • Correspondência ampla modificada: essa configuração permite que você possa bloquear palavras específicas em uma frase de palavra-chave, fazendo isso marcando-as com um sinal de “+”. Assim, as correspondências irão incluir pelo menos essa palavra que foi bloqueada
  • Correspondência exata: é quando se mantém uma frase de palavra-chave mantida na ordem exata, então seu anúncio só aparecerá nessa situação
  • Correspondência de frase: ela corresponde exatamente às consultas incluindo a sua frase de palavra-chave em uma ordem exata, entretanto, ainda podem incluir algumas palavras adicionais, sejam antes ou depois da palavra principal

 

Título e descrição

O título e a descrição do anúncio que você irá criar são extremamente importantes, por isso mesmo não podem ser desenvolvidos de qualquer forma.

A cópia do anúncio acaba sendo, na maior parte das vezes, a diferença existente entre conseguir um clique no seu anúncio e perder um clique para o seu concorrente.

É essencial que o texto do seu anúncio seja exatamente correspondente àquela intenção de quem está buscando por ele, alinhando-se perfeitamente com a palavra-chave definida como alvo e tratar o ponto fraco que a persona tem com uma objetiva e clara solução.

As extensões do anúncio importam

As extensões do anúncio são extremamente importantes para quem está exibindo-o dentro do Google Ads e há motivos para que isso seja essencial.

Primeiro, porque as extensões são totalmente gratuitas e, além disso, elas ainda fornecem ao anunciante informações adicionais e que farão uma grande diferença nos resultados que serão obtidos.

O segundo motivo é que as extensões permitem que seja possível interagir com o anúncio de maneira mais fácil e eficaz, o que ajudará a aumentar a taxa de cliques.

As extensões de anúncios podem ser de cinco categorias diferentes, que são:

 

  • Extensões de sitelink: elas estendem o acréscimo, o que ajuda muito o anunciante a conseguir destacar-se no Google e ainda fornecem alguns links adicionais ao seu site oferecendo para os visitantes motivos bem mais atraentes para que eles possam tornar-se clientes
  • Extensões de local: essas extensões incluem a localização e o número de telefone no seu anúncio, de modo que o Google possa vir a oferecer para os usuários um mapa que irá lhe permitir encontrar seu negócio de forma mais fácil e rápida
  • Extensões de chamada: elas permitem a incorporação do número de telefone do seu negócio no seu anúncio, de modo que os visitantes possam ter uma maneira a mais, e bem mais instantânea, para entrar em contato, quando desejarem, com você. No caso de ter uma equipe de atendimento que esteja pronta para receber o contato do cliente e converter o público, o número vai fazer uma enorme diferença
  • Extensões de oferta: elas funcionam para o caso de estar executando uma promoção no momento. Isso porque essas extensões são capazes de motivar mais os visitantes a clicarem no seu anúncio, ao invés de optar por outros, quando percebem que você oferece uma ótima opção de desconto quando comparado com os concorrentes
  • Extensões de aplicativo: esse tipo de extensão fornece um link direcionado para o download de um app para os visitantes que fazem uso de dispositivos móveis. Com isso, é possível então reduzir o atrito entre ter que fazer uma nova pesquisa para que seja preciso encontrar e fazer o download desse aplicativo em uma loja de apps

Retargeting do Google Ads

O retargeting, também conhecido pelo nome de remarketing, é uma estratégia de marketing que pode ser feita dentro do Google Ads.

Ele nada mais é do que uma maneira de anunciar diretamente aos usuários que interagiram anteriormente com você pela internet, mas que ainda não realizaram qualquer conversão.

Os cookies de rastreamento vão seguir esses usuários na internet e direcionar a eles os anúncios que você criar em suas campanhas de publicidade paga.

O remarketing é uma estratégia altamente eficaz, visto que os potenciais clientes precisam visualizar o marketing do seu negócio, em geral, 7 vezes antes que tomem a decisão de tornarem-se clientes dele.

Quais são os tipos de campanhas no Google Ads?

Você precisa conhecer quais são os tipos de campanha existentes dentro do Google Ads, pois isso vai facilitar a escolha daquela que seja mais adequada aos seus objetivos.

Há 5 tipos diferentes de campanhas de anúncios entre os quais escolher e nos próximos tópicos você vai poder ver melhor a respeito de cada uma delas, garantindo assim que a sua tomada de decisão vai ser a mais adequada.

Campanhas de Anúncios de Pesquisa

Os famosos anúncios de pesquisa nada mais são do que anúncios de texto diretamente exibidos nas próprias páginas de resultados de buscas feitas no Google.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisa sobre “suplementos emagrecer”, o seu anúncio patrocinado irá aparecer no topo dos resultados para aquela busca.

 

 

Campanhas de anúncios gráficos

O próximo tipo de campanha de anúncio no Google é aquele de anúncios gráficos, pois o Google tem uma rede de sites enorme em diversos setores e que atinge uma grande variedade de públicos.

Essa rede é conhecida por Rede de Display, sendo que é nela onde muitas pessoas optam por exibir os anúncios criados no Ads, o que pode ser o seu caso.

O maior benefício de optar por exibir o anúncio da Rede de Display é que ele é pago por cada clique ou pelo número de impressões que consegue.

Você conseguirá criar campanhas e apresentar os seus conteúdos a um público que seja bem mais alinhado com a sua persona.

Campanhas de anúncios em vídeo

As campanhas de anúncios em vídeo servem para quem deseja exibi-los antes, depois ou ainda no meio de vídeos dentro do YouTube.

O YouTube, ao contrário do que muitos sabem, é também um mecanismo de buscas, sendo assim, o uso das palavras-chave certas em seu anúncio irá colocar o seu à frente dos seus concorrentes.

Esse anúncio irá aparecer em um vídeo, a qualquer momento, o que irá interromper a atividade do usuário somente em um momento suficiente para que se consiga atrair a atenção dele.

 

 

Campanhas de anúncios para apps

Você pode optar por criar anúncios para apps por meio do Google Ads, o que irá ajudar a promover o seu aplicativo para celular através de uma publicidade paga, que será exibida dentro da Rede de Pesquisa do Google, do Google Play, do YouTube e da Rede de Display do Google, por exemplo.

É possível estar exibindo todos esses anúncios para incentivar o seu público a baixar e instalar o app no celular, ou no caso deles já utilizarem ele, para realizar uma ação específica dentro do mesmo.

Nesse tipo de anúncio, na verdade, não há a criação de uma campanha de anúncios para apps, pelo contrário, ao invés disso, você deverá fornecer para o Google informações e qual é o público do seu aplicativo, para aí fazer um lance.

Todo o resto vai ser feito pelo próprio Google, que terá a obrigação de mostrar o seu app para as pessoas certas e conseguir mais conversões.

Campanhas de anúncios do Google Shopping

Os anúncios para o Google Shopping estão, sem nenhuma dúvida, entre os mais importantes para quem quer fazer muitas vendas.

Nesse tipo de campanha, assim como acontece com outras opções vistas anteriormente, ela vai ser exibida em SERP, incluindo informações bem detalhadas sobre o produto oferecido, como é o caso do preço e das imagens dele.

É possível executar uma campanha do Google Shopping através do Google Merchant Center, inserindo informações bem específicas a respeito do produto que deseja comercializar e o qual o Google obterá informações para poder criar os seus anúncios nesse local.

 

 

Como fazer para usar e criar anúncios no Google

A configuração das campanhas de anúncios pagos dentro do Google é algo que pode ser considerado como rápido e fácil, em termos gerais, ainda mais considerando que a plataforma é responsável por orientar você durante todo o período da configuração e dá muitas dicas bem úteis durante o processo.

Após você ter visitado o site do Google Ads, basta clicar na opção “Iniciar Agora” para que comece a passar, de maneira conduzida, por várias etapas para que seja possível colocar os seus anúncios em prática, para serem exibidos.

Caso você já tenha uma cópia do seu anúncio ou ainda as imagens criadas, então o processo de configuração vai durar menos do que 10 minutos.

Você precisará fazer algumas coisas adicionais para ter a garantia de que os seus anúncios vão ser configurados do modo certo e que serão rastreáveis de maneira fácil.

A seguir, veja quais vão ser as etapas que você precisará seguir para que os anúncios possam ser finalmente enviados para a revisão deles.

Você precisa vincular sua conta do Google Ads ao Google Analytics

A primeira coisa que você irá precisar fazer é vincular a sua conta do Ads em sua conta do Google Analytics.

O Google Analytics, muito provavelmente, já vai estar configurado no seu site porque você precisa dele para rastrear métricas, como tráfego e conversões.

Assim, ficará mais fácil vincular ela à conta do Google Ads, pois vai ser mais fácil conseguir o rastreamento, fazer a análise e gerar relatórios entre esses dois canais e as campanhas vão ficar bem mais simples.

 

 

Você deve adicionar os códigos UTM

Os códigos UTM, sigla para Módulo de Rastreamento do Urchin, são muito usados pelo buscador Google com o intuito de rastrear toda e qualquer atividade que for associada a um determinado link.

É muito provável que você já tenha visto eles antes, sendo uma parte de uma URL que vem após um ponto de interrogação.

Esses códigos ajudam a informar qual será a oferta ou o anúncio que levou até a conversão, de modo que se possa acompanhar todas as partes que sejam mais eficazes em sua campanha.

Eles tornam mais fácil, portanto, otimizar os anúncios do Google, visto que você irá saber exatamente aquilo que está funcionando.

Você deve configurar o rastreamento de conversão

Acompanhar todas as informações ajuda a se entender qual o número de clientes ou de leads que você conseguiu adquirir com as campanhas de publicidade realizadas.

Configurar esse rastreamento não é algo obrigatório, entretanto, permite que você saiba qual foi o ROI de cada anúncio.

Esse acompanhamento das conversões permite ainda a você acompanhar as vendas feitas em seu site, quantas vezes seu app foi instalado e ainda as chamadas que partiram dos seus anúncios.

Você poderá integrar o Google Ads com o seu CRM

O uso do CRM vai permitir que você possa rastrear os dados de contato e os fluxos de leads, então fazer a integração dele com seu Google Ads fará uma grande diferença para que seja possível rastrear quais são suas campanhas publicitárias que têm funcionado de verdade e possa continuar investindo nelas.

Conclusão

Este e-book tratou sobre tudo que você precisa fazer para aprender a como utilizar o Google Ads em 2023, de modo a criar os melhores anúncios para que seja possível obter resultados incríveis em termos de conversões.

Esperamos que esse material tenha ajudado você de verdade e que auxilie muito a criar campanhas excelentes e que farão uma diferença enorme para o seu negócio.

Quer fazer ótimas campanhas de verdade no Google Ads 2023? Então agende já a sua Consultoria pelo Whatsapp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vá até