O Google Meu Negócio (GMB) é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que ajuda as empresas a gerenciar sua presença e aparência on-line na Pesquisa do Google e nos mapas do Google.
Se você já pesquisou o nome de uma empresa, verá frequentemente o “painel de conhecimento” da GMB, um cartão contendo informações importantes que os clientes desejam conhecer sobre empresas locais, sendo exibidas primeiro.
Se você estiver no celular, esse será o melhor resultado antes dos resultados orgânicos.
Se você estiver na área de trabalho, ele será exibido à direita dos resultados de pesquisa orgânica e paga, como este:
Qual você escolheria? Por quê?
Escolhi o cliente Chaveiro Goiânia 24 horas, porque:
Agora, se você clicar no pequeno cartão de visita, será direcionado ao mapa e ao painel de conhecimento do GMB.
Observe também que agora você tem uma lista completa de outros contratados na extrema esquerda, e que clicar no cartão de visita abre o painel GMB . Portanto, mantenha a atenção deles com um painel útil.
Como você faz isso? Podemos finalmente falar sobre essas seis dicas? Sim, amigos, nós podemos.
Se você possui uma empresa local, espero que esteja atualizado com o nome, endereço, número de telefone, horário de operação e categoria comercial de sua empresa.
Você já olhou uma empresa local (como AIS ) no mapa, viu que ela dizia que estava aberta, foi até lá apenas para encontrar a empresa fechada?
Como isso faria você se sentir em relação a essa empresa? Na melhor das hipóteses, você está começando mal, certo?
Mas, provavelmente, você rapidamente se voltou para o concorrente.
E se você tem um forte senso de justiça, pode ter telefonado apenas para dizer que esteve lá, foi embora e encontrou outra pessoa.
Verifique todas as informações aparentemente chatas na sua página do Google Meu Negócio e verifique com as informações do seu site. Garanta que suas mensagens sejam consistentes em todos os seus canais.
Você pode escolher até 10 categorias para listar para mostrar a infinidade de serviços que sua empresa executa.
No entanto, você pode escolher apenas uma categoria principal, à qual o Google dá mais peso. Portanto, escolha suas categorias primária e secundária com sabedoria.
Por exemplo, aqui no IMPACT, a categoria principal que escolhemos foi “agência de marketing”, pois é a mais próxima de tudo que conseguimos encontrar.
Mas, para as nossas categorias secundárias, escolhemos o designer do site, a agência de publicidade, o consultor de marketing, o serviço de marketing na Internet e o serviço de desenvolvimento de negócios para nos ajudar a aparecer com mais frequência para pesquisas desse tipo relacionadas às nossas áreas de especialização.
Anteriormente no GMB, a maneira mais notável de informar o Google e os pesquisadores sobre sua empresa era através da lista de categorias do Google Meu Negócio, da qual existem quase 4.000 opções agora.
No entanto, isso nem sempre fornece informações suficientes, especialmente se você estiver em um negócio de nicho.
Um amigo meu local é dono de uma loja boutique de fraldas de pano e site de comércio eletrônico, Arctic Baby Bottoms . Ela vende produtos de “parentalidade natural”, como fraldas de pano, acessórios para fraldas de pano e suprimentos e brinquedos de bebê de alta qualidade.
Quando ela foi preencher as informações da GMB, no entanto, encontrou um problema: não há categoria para loja de fraldas de pano nem mesmo para fraldas .
Há serviço de fraldas , mas isso não é verdade. A loja de bebês é a mais próxima de estar certa, mas ainda não é o ajuste perfeito.
Pode ser frustrante quando você não consegue se comunicar com os compradores quem você realmente é e o que realmente vende.
Esse problema foi resolvido com descrições.
Se você olhar para baixo na parte inferior da imagem acima, verá uma seção que diz Das partes inferiores do bebê ártico . Esse é o cabeçalho da descrição do negócio.
O Google agora fornece 750 caracteres (~ 250 caracteres antes do separador “Leia mais”) para descrever seus produtos, serviços, valor ou o que você deseja comunicar ao seu público.
Eu sugiro que você faça pleno uso de todos os personagens, com uma descrição entre 730-750 caracteres.
Cada frase, frase, palavra, caractere informa ao comprador mais sobre você.
As descrições também melhoram seus rankings de pesquisa no Google.
Assim como você pode se comunicar melhor com quem você é, você pode informar ao Google as mesmas informações e eles podem classificá-lo para mais consultas de pesquisa.
Se você ainda não adicionou uma descrição, deverá ver o seguinte cartão assim que fizer login na sua lista GMB.
Aqui está um fato divertido sobre as imagens em sua listagem GMB diretamente do Google :
“As empresas com fotos recebem 42% mais solicitações de direções de direção para seus locais dos usuários do Google e 35% mais cliques em seus sites do que as empresas que não têm fotos.”
Você prefere que os clientes visitem sua localização em vez da concorrência? Em seguida, adicione algumas fotos.
Digamos que você estava procurando comprar jóias de um joalheiro local.
A listagem GMB de um joalheiro mostra apenas sua loja, seu logotipo e seu Google Street View; qual a probabilidade de você ter vontade de dirigir até lá imediatamente?
Mas se você puder ver as imagens do showroom, ver de perto as vitrines e os representantes de vendas que encontrar, você se sentirá mais confiante em suas expectativas ao visitá-las, certo?
Se você vende produtos, apresente-os na sua listagem GMB.
Aqui está um exemplo de apenas algumas das imagens GMB de outro cliente IMPACT, Burrells , em Tunbridge Wells, Reino Unido.
Se você fornecer um serviço como paisagismo ou reforma de casa, mostre o trabalho que você faz como nossos amigos da Schill Landscaping em Cleveland, Ohio.
Tire fotos interiores do seu escritório / showroom. Tire fotos exteriores do seu prédio para que os compradores saibam qual é o seu ou mostre a eles o tamanho do seu pátio de madeira. Carregue fotos da sua equipe para que as pessoas saibam quem procurar quando entrarem.
Outras pessoas também podem fazer upload de imagens para sua página do Google Meu Negócio , e você deve incentivar os clientes a fazer isso.
Você administra um restaurante? Nesse caso, você provavelmente já está pedindo às pessoas para marcar fotos no Instagram e no Facebook. Por que não no GMB?
Curiosamente, a última vez que visitei a sede da IMPACT em abril, alguns de nós foram a uma noite de trivia em uma cadeia regional, a Wood-N-Tap Bar & Grill .
Tiramos uma foto de grupo e a Wood-N-Tap a usou nos menus de primavera e verão e, para os fins deste artigo, publiquei a imagem na página da GMB.
Os clientes que tiveram uma ótima experiência de compra de empresas geralmente se tornam evangelistas das marcas que amam.
Dê a eles uma ótima experiência e é mais provável que eles promovam sua marca, oferecendo exposição gratuita, como adicionar fotos à sua página do GMB, marcar sua empresa em postagens sociais, deixar críticas positivas e muito mais.
Se você tem usuários compartilhando fotos, não se esqueça de moderá-las, classificando por Imagens por clientes.
Você pode encontrar imagens que deseja remover:
Os comentários na sua página do GMB podem ser um fator decisivo para o envolvimento ou não de um comprador com sua marca. Basta verificar algumas dessas estatísticas sobre as avaliações locais dos consumidores :
Ao tomar uma decisão de compra, as pessoas buscam opiniões de outras pessoas.
Todos fazemos isso. E fazemos isso frequentemente. Queremos aprender com as experiências daqueles que compraram antes de nós.
Eles tiveram uma experiência positiva ou uma experiência negativa? Qual a probabilidade de a experiência deles refletir a nossa?
Na mesma linha, sempre responda às suas críticas. As críticas positivas dão uma boa impressão da sua empresa e devem ser fáceis de responder.
Mas o que você faz com a inevitável classificação de uma estrela e com a crítica negativa e contundente?
Muitas empresas se esquivam delas, esperando que passem despercebidas, ou pior, acabam se engajando em uma briga pública de arrasar com o teclado.
Isso não é bom para ninguém – Menos de todos os espectadores, mas você precisa responder a essas críticas. As pessoas que os deixam merecem, e as pessoas que os lêem precisam.
Se nossos clientes da Good Life Property Management deixaram essa revisão sem resposta, talvez eu tenha consultado a página e ficado com a impressão de que “eles são golpistas”.
Por quê? Porque eu só teria as informações de um lado.
No entanto, a Good Life fez um trabalho incrível ao combater a resposta irada. Eles explicaram calma e racionalmente o raciocínio por trás do problema e prometeram cuidar dele.
Tim, o revisor, provavelmente também se sente um pouco melhor com sua situação, tendo conseguido desabafar, ser ouvido e obter uma resposta útil.
Para os novos compradores, a resposta da Good Life foi tão bem que muita credibilidade foi restaurada e eles me conquistaram novamente.
Se você precisar de uma lição sobre como lidar com críticas negativas dos compradores, recomendo o livro Hug Your Haters, de Jay Baer .
Em junho de 2017, o Google lançou postagens do Google para empresas.
Antes das postagens do Google, se você queria compartilhar seu conteúdo, precisava fazê-lo em seu site e plataformas sociais.
Mas agora, você pode exibir seu conteúdo na Pesquisa do Google e nos mapas do Google no painel de conhecimento da sua empresa.
Então, de que tipo de conteúdo eu estou falando?
Realmente, você pode postar o que deseja que os compradores saibam sobre você, seus produtos e seus serviços.
Promover um evento
Por exemplo, usamos as postagens do Google Meu Negócio para promover nosso evento IMPACT Live em 2017.
Tivemos toneladas de palestrantes incríveis, incluindo Bob Ruffolo, Marcus Sheridan , Dharmesh Shah, Ann Handley, David Meerman Scott e muitos outros profissionais de marketing, vendas e negócios.
E como queríamos que nosso público soubesse que estávamos realizando esse evento, além de promovê-lo em todo o site e canais de mídia social, também criamos uma postagem no Google Meu Negócio.
Quando as pessoas clicavam na postagem, eram direcionadas para uma página de destino com todos os detalhes impressionantes.
Se você está lendo esse pensamento para si mesmo “, esse evento parece incrível. Eu gostaria de não ter perdido”, então tenho boas notícias para você: o evento estará de volta de 5 a 7 de abril de 2020 em Hartford, Connecticut como Mundo Digital de Vendas e Marketing.
E você pode apostar que o promoveremos em breve na nossa página do Google Meu Negócio.
Se você ainda não está convencido do impacto que as postagens do Google podem ter no seu público, confira esta citação do Google :
“Setenta por cento das pessoas olham para várias empresas antes de fazer uma escolha final. Com as Postagens, você pode compartilhar atualizações relevantes e oportunas diretamente na Pesquisa Google e nos mapas para ajudar sua empresa a se destacar dos clientes em potencial. E incluindo frases de chamariz personalizadas diretamente na listagem da sua empresa, você pode escolher como se conectar com seus clientes. ”
Não há melhor maneira de atrair, envolver e se comunicar com seus compradores do que através de vídeo.
Aqui no IMPACT, falamos sem parar sobre marketing de vídeo nos últimos dois anos.
Já não é novidade no marketing . Está aqui. É poderoso. E se sua empresa ainda não estiver aproveitando, é melhor filmar.
E depois de compartilhar alguns vídeos de marketing, por que não fazer o upload de alguns para sua página do Google Meu Negócio?
Com o Google Meu Negócio, existem duas maneiras de promover o vídeo:
Aqui está um exemplo da Circle Furniture de um vídeo misturado com suas fotos.
Um problema que notei ao enviar vídeos dessa maneira é que eles nem sempre vão para o topo da página (o que acho que deveriam). E, às vezes, como neste caso, a imagem fica um pouco enterrada no álbum de fotos (a menos que você clique nela como eu fiz aqui).
Felizmente, enquanto você navega pelas fotos GMB de uma empresa, os vídeos são reproduzidos automaticamente para chamar sua atenção.
A duração máxima dos vídeos afirma ser de 30 segundos, mas vi clientes fazer upload de vídeos por até 90 segundos sem problemas.
Parece que o máximo real para vídeos é o tamanho do arquivo. Mantenha-os abaixo de 100 MB e você deve ficar bem.
Há outra maneira de promover seus vídeos pelo GMB, em vez de enterrá-lo entre suas imagens; você pode enviar um vídeo como uma postagem.
Lembre-se do cartão de conhecimento GMB que compartilhei anteriormente do AIS?
Você deve ter notado que uma das postagens era um vídeo.
Sim, você pode fazer upload de um vídeo como uma postagem do Google e visualizá-lo diretamente no seu cartão de conhecimento GMB.
O que você está esperando? Pegue alguns dos vídeos que você já tem e envie-os para sua página do GMB.
Leva apenas alguns minutos e pode ser o fator determinante para a escolha do comprador em detrimento do concorrente.
A partir de junho de 2019, o Google adicionou um recurso chamado “shortnames” que permite que suas postagens sejam encontradas na pesquisa do Google e nos mapas do Google.
Os nomes curtos permitem que os clientes “sigam” sua empresa por meio da sua página do Google Meu Negócio.
Depois que alguém encontra e acompanha sua empresa, na guia “Para você” dos mapas do Google, as postagens e informações sobre a empresa podem começar a aparecer.
Esse novo recurso aumenta o potencial de “envolvimento local”, o que também aumenta a probabilidade de transações.
Os nomes curtos podem ser encontrados na guia Informações entre o número do telefone e o link do site.
Então está aí: minhas 6 principais dicas do Google Meu Negócio para pequenas empresas.
Agora você possui uma das ferramentas mais poderosas que uma empresa local pode utilizar para se posicionar na frente de novos compradores e ficar à frente dos concorrentes.
E enquanto você está lá fora pendurado sheetrock com uma pistola de rosca como um profissional, você pode rir dos outros caras enfiando aqueles parafusos com seus martelos.