Agora empresas podem usar o WhatsApp de forma mais profissional, se você precisa se comunicar constantemente com seus clientes esse “novo app” possui ferramentas voltadas para o relacionamento entre as organizações e o público. Com este novo aplicativo existe mais recursos para administradores e agiliza as conversas com os consumidores. Aprenda a utilizar o WhatsApp empresarial para vender muito mais! Agora vamos lá para as 5 dicas:
1)Usando o WhatsApp para comunicação interna da equipe
Sempre que tentamos implementar qualquer nova ferramenta de comunicação interna sempre existe um certa resistência dos funcionários. As pessoas relutam em “aprender” coisas novas. A melhor coisa sobre o WhatsApp é que quase todo mundo usa e não requer nenhum treinamento. Outra vantagem é que não preciso pedir explicitamente à equipe para verificar o WhatsApp, pois eles estão ligados a ele. Formamos grupos de equipe de vendas e desenvolvimento no WhatsApp e compartilhamos mensagens instantâneas para as quais um e-mail não é necessário. É rápido e divertido de usar. Com o WhatsApp Web , é ainda mais fácil digitar mensagens usando um navegador da web.
2) Usando o WhatsApp para comunicação com o cliente
Aqui está uma dica de vendas – Se você quer ver seus acompanhamentos no WhatsApp em vez de fazer ligações diretas, receberá 40% a mais de resposta. Ninguém gosta de telefonemas de números desconhecidos, mas é mais provável que respondamos a mensagens pessoais. Quando começamos a usar o WhatsApp para comunicação com o cliente, percebemos melhor resposta e engajamento. Isso também dá a oportunidade de ser pouco informal. Por exemplo, se você enviou uma valor de um produto ao seu cliente em potencial, mas não ouviu falar dele, o que você faz? Você pode ligar para ele ou enviar um email de acompanhamento usando uma linguagem formal. Em vez de fazer isso, se você apenas pode enviar uma mensagem curta no WhatsApp perguntando sobre o status, poderá receber uma resposta rápida. Comecei a ver mais e mais pequenas empresas usando o WhatsApp para anunciar novas ofertas ou enviar os desejos do festival para seus clientes. Na Namarc , usamos o recurso de chamadas do WhatsApp para conversarmos diretamente com nossos clientes.
3) Usando o WhatsApp para suporte ao cliente
O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para suporte ao cliente, simples, devido ao seu alcance mais amplo. Seus clientes sempre prefeririam enviar uma mensagem pelo WhatsApp em vez de chamar um número um tele-atendimento ou Abrir um chamado. Nos da Namarc, na nossas consultorias de SEO, inbound marketing utilizamos o WhatsApp para suporte ao cliente. Um dos nossos clientes de odontologia vem oferecendo consultas sobre tratamentos dentários e produtos no whatsapp. Mesmo que não seja habito das empresas de responder a todas as mensagens no WhatsApp, que recebem centenas de chamadas de clientes todos os dias. Portanto, escolha o WhatsApp como uma ferramenta de suporte ao cliente somente se você tiver um número menor de solicitações de clientes.
4) Usando o WhatsApp para Marketing e Promoção – Estatística a seu favor e etiquetas ao seu favor
“WhatsApp é o novo SMS bem mais poderoso. Percebemos que o WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing muito forte. É uma boa plataforma one-to-one para comunicação direta com nossos ouvintes ” diz Leandro Lemes. Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, arquivos de áudio, videoclipes curtos de seus produtos e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário do SMS ou e-mail, há menos restrição no formato e as chances de entrega são maiores. Isso não significa que você deve enviar spam aos seus clientes com mensagens do WhatsApp. Idealmente, você deve usar o WhatsApp para se conectar com clientes fiéis existentes, em vez de tentar alcançar novos usuários. Todo mundo odeia mensagens vindas de números desconhecidos.
O envio de mensagens com o intuito de gerar engajamento, além do envio de promoções podem ser ainda mais efetivas com o Whatsapp Business.
Uma das novidades trazidas pelo Whatsapp Business é a possibilidade de definir etiquetas personalizadas para os contatos.
Se você realmente deseja obter uma boa resposta, precisará criar as formas criativas de promover seu negócio usando o WhatsApp. Por exemplo, a Colgate convidou pessoas para enviar seu sorriso via WhatsApp para um número de telefone exibido no pacote de pasta de dente. Motivação: uma chance de ser estilizada pelo estilista da embaixadora da marca Colgate-Palmolive Company!
5) Uso criativo do WhatsApp para empresas
As pessoas construíram novas empresas usando o WhatsApp como plataforma e outras estão usando-as para expandir seus negócios de maneira econômica. Vamos ver alguns usos criativos do WhatsApp que podem lhe dar poucas idéias para o próximo projeto. WhatsApp pode ser utilizado como plataforma de reservas. Você pode reservar um local para jantar, entrega de mercadorias usando o WhatsApp entre outros.
Pedido restaurante
Muitos restaurantes locais estão oferecendo aos seus usuários uma opção para pedir comida usando uma mensagem do WhatsApp. Os clientes podem comunicar sua preferência instantaneamente.
Consulta médica
Os médicos começaram agora a oferecer consultas sobre o WhatsApp. É claro que não é possível substituir uma visita em pessoa, mas você sempre pode enviar mensagens de texto ao seu médico e perguntar sobre consultas médicas comuns. Além disso, as lojas médicas aceitam fotos de prescrição e entrega dos remédios.
Serviços governamentais
Prefeitura pode utilizar o WhatsApp Business para interagir diretamente com o cidadão onde o cidadão pode informar onde que a lâmpada está queimada, onde existe um buraco no asfalto mandando a localização exata do local da ocorrência, informar onde o médico faltou ou até mesmo falta de medicamento, disponibilizando para o cliente o serviço para reclamações, sugestões relacionados aos serviços prestados para comunidade.
Conclusão
O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação. Tornou-se muito popular devido à sua simplicidade. Além de usá-lo para comunicação pessoal, você pode usar o WhatsApp para o seu negócio de várias maneiras. Seu custo efetivo e você pode começar rapidamente. Você está usando o WhatsApp em sua empresa? Por favor, compartilhe sua história nos comentários abaixo.
O aplicativo é grátis e pode ser usado em smartphones com sistema Android. Por enquanto, não há versão para iPhones.
No próximo artigo iremos aproveitar ao máximo as vantagens e recursos do Whatsapp para empresas, vamos destrinchar esta novidade para você:
1 – MOSTRE SUA EMPRESA(Perfil comercial)
Crie um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website.
2 -TRABALHE MENOS, ENVIE MAIS MENSAGENS(Respostas Rápidas)
Com a ferramenta de Respostas Rápidas, você pode salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.
3 – FIQUE POR DENTRO(Estatísticas do fluxo de mensagem)
Tenha acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.
4 – ORGANIZE SUAS INFORMAÇÕES(Etiquetas)
Organize seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente.
5 – RESPONDA INSTANTANEAMENTE(Mensagens Automatizadas)
Defina uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes, assim eles são informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes.